segunda-feira, julho 07, 2008

Não sei

A estória de hoje começa da seguinte forma:
Me mandaram este texto depois da pergunta feita pessoalmente.
Sim meu chefe... rs* (não sou índia) o diretor geral da empresa me fez a pergunta ...
já estava na fase não sei da vida rs* é outras coisas mil logo, ou serei diretora (risos) ou serei marketeira, humm será?
bom achei bem legal ... tô colocando aqui.

Texto de Antonio Ermírio de Moraes.

"Se você ainda não sabe qual é a sua verdadeira vocação, imagine a seguinte cena:
Você está olhando pela janela, não há nada de especial no céu, somente algumas nuvens aqui e ali.

Aí chega alguém que também não tem nada para fazer e pergunta:

-Será que vai chover hoje?

Se você responder "com certeza"... a sua área é Vendas:

O pessoal de Vendas é o único que sempre tem certeza de tudo.

Se a resposta for "sei lá, estou pensando em outra coisa"... então a sua aérea é Marketing: O pessoal de Marketing está sempre pensando no que os outros não estão pensando.

Se você responder "sim, há uma boa probabilidade"... você é da área de Engenharia: O pessoal da Engenharia está sempre disposto a transformar o universo em números.

Se a resposta for "depende"... você nasceu para Recursos Humanos: Uma área em que qualquer fato sempre estará na dependência de outros fatos.

Se você responder "ah, a meteorologia diz que não"... você é da área de Contabilidade: O pessoal da Contabilidade sempre confia mais nos dados no que nos próprios olhos.

Se a resposta for "sei lá, mas por via das dúvidas eu trouxe um guarda-chuvas": Então seu lugar é na área Financeira que deve estar sempre bem preparada para qualquer virada de tempo.

Agora, se você responder "não sei"... há uma boa chance que você tenha uma carreira de sucesso e acabe chegando a diretoria da empresa.

De cada 100 pessoas, só uma tem a coragem de responder "não sei" quando não sabe.

Os outros 99 sempre acham que precisam ter uma resposta pronta, seja ela qual for, para qualquer situação.

"Não sei" é sempre uma resposta que economiza o tempo de todo mundo, e pré-dispõe os envolvidos a conseguir dados mais concretos antes de tomar uma decisão.

Parece simples, mas responder "não sei" é uma das coisas mais difíceis de se aprender na vida corporativa. Por quê? Eu sinceramente "não sei".

(Antonio Ermírio de Moraes - Revista Exame)

2 comentários:

Polêmica disse...

Gostei do texto.
E me decepcionaei comigo mesma. Eu responderia "com certeza" minha área é vendas (rsrs)..
mas eu realmente sempre achei que eu tivesse que ter uma resposta para tudo, nunca percebi o lado bom de se dizer "não sei".

Beijinhos!

Polêmica disse...

Oi Gabi. Eu li o teu texto aqui de baixo chamado "mundiça". Foi um puxão de orelha para mim pois, eu tenho muita dificuldade em dizer não e sempre acabo inventando uma desculpa, que não deixa de ser uma mentira. Mas, a mentira tem pernas, ou seja, ela é fácil de ser alcançada e desmascarada, por isso, é sempre melhor dizer a verdade. Quem mente não está querendo assumir o seu erro e não está encarando a situação de frente.

beijão!