quarta-feira, outubro 13, 2010

Valores



Valor é um conceito que faz parte do estudo de várias vertentes. ( Filosofia, Sociologia, Economia,Psicologia, Antropologia e Política) 
 Ando encantada por alguns assuntos, e um deles é o “valor”. Que a segundo a sociologia, os valores vão ser abordados com produto das relações sociais e relacionados com "normas", "representações", etc.
Para Clide Kluckhon o valor é “a concepção do desejável explícita e implícita, característica de um indivíduo ou grupo, e que influencia a seleção dos modos, meios e fins da ação” ( Clide é Antropólogo).
Tudo é tão relativo. Com o modo com que se vive, da forma que algumas coisas tem de codificar ou decodificar valores.
Escolhemos simbolismos... meios e formas de resumir sempre diversas coisas. Mas ta aí e os valores? Mensurar de que forma?
Seria relevante então, basear por valores primários? (me lembrei da pirâmide de maslow).  Bom, sempre com temas  “confusos”,  essa sou eu. Quais são os valores importantes? Os fundamentais, derivados, dominantes, e autênticos?
Só sei que todos eles fazem parte de um só significado.
A que ( ou quem) atribuímos valores desnecessários? E os que passam despercebidos e são necessários?
Tão pouco parece muito ...e o muito se torna insignificante. Valores de felicidade “re-nascidos” ... Constante aspiração pelo "novo".







Nenhum comentário: